domingo, 23 de novembro de 2008

AVE Oeste da Colina - TEIP de 2ª geração

No âmbito do despacho nº 55/2008, de 23 de Outubro, o Ministério da Educação considerou o nosso Agrupamento de Escolas como Território Educativo de Intervenção Prioritária de 2ª geração (TEIP2). Esta integração permite a atribuição de alguns recursos acrescidos, mediante a definição e aprovação de alguns objectivos, medidas e estratégias com impacto directo na melhoria dos resultados escolares dos alunos e na prevenção do abandono precoce.
Nesta perspectiva, o Conselho Executivo convida toda a comunidade educativa a apresentar com a máxima urgência algumas sugestões de medidas/estratégias, nomeadamente ao nível da organização curricular, a enquadrar no Projecto Educativo do TEIP. Este Projecto Educativo fará parte de um contrato-programa a negociar com a Administração durante o mês de Janeiro de 2009.

Elencam-se, desde já, algumas medidas/estratégias possíveis:
- reforço do crédito horário para o apoio educativo no 1º ciclo, nomeadamente aos alunos com PLNM (mais 3 docentes);
- colocação de um docente do 1º ciclo para apoio a alunos do 5º ano com dificuldades na leitura e escrita;
- crédito horário para tutorias (uma hora/turma dos 2º e 3º ciclos);
- colocação de mais um docente de Educação Especial (grupo 910);
- colocação de uma psicóloga no Agrupamento com vínculo não precário;
- colocação de uma assistente social no Agrupamento, de modo que os docentes se possam concentrar na sua tarefa essencial – desenvolvimento do currículo;
- financiamento pelo POPH do aluguer de transporte para as actividades de interacção entre escolas;
- financiamento pelo POPH do apetrechamento do Agrupamento com tecnologias de apoio, no âmbito das Escolas de Referência para Alunos Cegos e de Baixa Visão;
- Criação do Grupo de Mediadores Comportamentais;
- Continuidade da aposta na diversificação da oferta formativa (CEF) e no incentivo à participação dos pais nos Cursos EFA, incrementando os seus níveis de escolaridade.

Sem comentários: